Notícias

Tudo que acontece no sartre está aqui.
Confira as últimas notícias.

Veja Mais
Internet
13 de março de 2019

Internet comemora 30 anos

Falta de acesso e fake news ainda são desafios para a tecnologia web avançar cada vez mais

Em 2019 a internet comemora 30 anos. De simples ferramenta para mandar e receber documentos, esse dispositivo passou a ser um principal meio de integração entre pessoas de culturas diferentes, diminuindo as distancias e possibilitando as comunicações em tempo real. Tarefas diárias foram facilitadas graças ao advento da grande rede, bem como as relações entre empresas e usuários.

Durante essas três décadas, ficou fácil consumir produtos e acessar serviços com apenas um clique. A tecnologia avançou e as formas de se relacionar com o mundo também, tudo ficou mais rápido e instantâneo. Com a internet, entramos na era do download, do upload e nos tornamos produtores do nosso próprio conteúdo usando o telefone celular.

Entretanto, mesmo com todas essas mudanças significativas e sendo a principal expoente de um mundo globalizado por meio da tecnologia, a internet ainda não alcançou cerca de 50% da população mundial e ainda tem pessoas que sequer a conhecem, segundo dados da Alliance for Affordable Internet (A4AI), organização que trabalha para tornar o acesso rede mundial mais fácil nos países onde a maioria da população possui renda baixa ou média.

Ainda de acordo com as informações da A4AI, em países da África e da Ásia como Nigeria, Moçambique e Bangladesh, cerca de 30 a 40% não possuem nenhum contato com a tecnologia da web, sendo as mulheres, os pobres e a população rural os grupos mais afetados. O preço para ter acesso a uma rede, a infraestrutura e as políticas governamentais são os pontos que contribuem para esta situação.

Além da falta de acesso, outro ponto que preocupa são as fake news. Elas encontraram na web um importante vetor de disseminação e é um problema que deve ser tratado de forma coletiva, com o esforço de todos os envolvidos. Para o criador da internet, o senhor Berners Lee, a ideia de uma internet livre e aberta capacitaria melhor seus usuários no uso da grande rede.

Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Facebook

Facebook

Twitter

Twitter

Confira os e-mails dos responsáveis por cada setor

Confira os e-mails
dos responsáveis
por cada setor

Área do colaborador

Voltar ao topo

Área do colaborador

Fechar