Notícias

Tudo que acontece no sartre está aqui.
Confira as últimas notícias.

Veja Mais
Rio-de-Contas-3
01 de julho de 2019

Com Patrimônio Histórico e Natural preservados, Rio de Contas é um grande destino turístico para o recesso

Cidade localizada na parte sul da Chapada Diamantina apresenta conjunto arquitetônico com traços barrocos do século XVIII

Primeira cidade planejada do país, criada pela Coroa Portuguesa por meio de uma provisão real, Rio de Contas abre os portais da parte sul da Chapada Diamantina para o mundo. Fundada em 1745, a cidade ainda preserva um patrimônio histórico impecável e intacto. Apresentando ruas amplas e casario em estilo barroco, o município possui um dos três mais importantes e belos conjuntos arquitetônicos coloniais do nosso estado, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) em 1980.

Com monumentos religiosos de pedra e arquitetura civil composta por casas e prédios de adobe, faz parte do conjunto tombado, a Igreja de Santana, a Casa de Câmara e Cadeia (atual Fórum) e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, exemplos dos traços artísticos da escola barroca. Além disso, Rio de Contas possui um vasto patrimônio natural composto por cachoeiras e serras como o Pico das Almas (O mais alto do estado), a Ponte do Coronel e a Cachoeira do Fraga entre outros.

Criada por negros alforriados e depois tomada pelos bandeirantes, a cidade fez parte da rota do ouro e preserva ainda trechos da Estrada Real em direção a cidade vizinha de Livramento de Nossa Senhora. Foi por causa da atividade mineradora de natureza aurífera que a cidade cresceu e se desenvolveu. Nos arredores do município, ainda é possível encontrar vestígios deste tempo como aquedutos, represas, túneis e galerias.

As comunidades quilombolas do Bananal e de Barra, além da comunidade do Mato Grosso, mostram o reflexo da formação social e revela uma produção econômica cultural e agrícola importante no município, atraindo turistas e visitantes. A cidade também se destaca pelas comemorações do carnaval, São João e Corpus Christi, festa que poderá se tornar patrimônio imaterial. Com tantas riquezas históricas e naturais, Rio de Contas também já foi cenário para a produção cinematográfica “Abril Despedaçado”.

O município de Rio de Contas faz parte da Chapada Diamantina, região visitada pelos alunos do 8º ano (Ensino Fundamental II) do Sartre Escola SEB por meio do Projeto Chapada Diamantina. A atividade visa explorar os conhecimentos acerca do patrimônio histórico e natural visto em seus pontos turísticos. Além disso, os alunos exercitam a consciência para a preservação dos monumentos histórico e do meio-ambiente.

Fonte – IPHAN, Guia Chapada Diamantina

Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Facebook

Facebook

Twitter

Twitter

Confira os e-mails dos responsáveis por cada setor

Confira os e-mails
dos responsáveis
por cada setor

Área do colaborador

Voltar ao topo

Área do colaborador

Fechar