Notícias

Tudo que acontece no sartre está aqui.
Confira as últimas notícias.

Veja Mais
Design sem nome
08 de abril de 2021

Hoje é o Dia Internacional dos Povos Ciganos

Data teve a sua origem oficial em 1971 na Inglaterra

Nesta quinta-feira (08), se comemora o Dia Internacional dos Ciganos. A data surgiu em decorrência de um congresso que aconteceu em Londres no ano de 1971. A partir deste encontro, que aconteceu com os ciganos do povo Rom, o dia é celebrado em várias partes do mundo.

Atendendo a uma solicitação do governo indiano, pátria-mãe do povo rom, é celebrada a memória dos povos ciganos, que deram suas vidas para que as tradições possam ser respeitadas. Com mais de mil anos de existência, a população cigana comemora a resistência e a luta contra o preconceito e a desinformação.

Nômades por essência e com uma identidade cultural própria, os povos ciganos sempre sofreram a descriminação e foram vitimas de cruéis perseguições durante diversos momentos na história. O evento mais recente, que é tomado como exemplo, ocorreu na Alemanha em plena década de 30, quando milhares de pessoas, pertencentes a esse grupo, foram presas e assassinadas pelo regime nazista de Adolf Hitler.

Para alguns historiadores, a visão negativa do povo cigano que foi propagada, ao longo dos tempos, se assenta nos valores medievais. Nessa época, os ciganos sobreviviam promovendo entretenimento, trabalhando  com a venda de carnes ou como ferreiros.

Na Europa, atualmente, dados dão conta de oito milhões de ciganos vivendo no continente, resultando na maior minoria étnica sem um país, apesar de serem reconhecidos em países como Romênia e Macedonia. No Brasil, que comemora a data no dia 24 de maio, estima-se que cerca de 800 mil pessoas pertençam a vários povos ciganos.

Saiba mais aqui

Fonte – Mundo Educação

Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Confira os e-mails dos responsáveis por cada setor

Confira os e-mails
dos responsáveis
por cada setor

Facebook

Facebook

Twitter

Twitter

Twitter

Instagram

Área do colaborador

Área do colaborador

Fechar