Notícias

Tudo que acontece no sartre está aqui.
Confira as últimas notícias.

Veja Mais
Untitled design
11 de maio de 2021

Pesquisadores italianos descobrem restos mortais de nove neandertais em caverna

Cientistas estudam vestígios de perfurações nas ossadas encontradas

Pesquisadores da Superintendência Arqueológica de Frosinone e Latina e da Universidade de Tor Vergata, em Roma, descobriram os restos mortais de nove neandertais: sete homens adultos e uma criança do sexo masculino. O anúncio da descoberta foi feito no último sábado (8). As ossadas e calotas encontradas estavam na Gruta Guattari, dentro de uma caverna localizada no sul de Roma.

A Gruta Guattari teve uma grande notoriedade no final da década de 30, quando ossos de neandertal foram encontrados pela primeira vez. Em 2019, pesquisadores voltaram ao local para uma expedição onde eles encontraram ossadas roídas por hienas ancestrais. Segundo os estudiosos, estes mamíferos utilizavam a toca com a finalidade de guardar os restos de neandertais.

De acordo com as suposições dos cientistas, as hienas podem ter caçado estes humanos e os levado até a caverna. Lá, elas teriam mordido seus ossos até causar perfurações. Além dos ossos de Neandertais, também foram encontrados restos mortais de rinocerontes, elefantes, cavalos selvagens e das próprias hienas.

Na previsão dos pesquisadores que estão trabalhando na escavação, os achados atuais, quando combinados as descobertas do passado, devem tornar a caverna um dos sítios paleolíticos mais importantes da Europa e do mundo.

Depois dessa descoberta, os pesquisadores italianos pretendem realizar um estudo mais aprofundado dos fósseis com a finalidade de examinar o DNA dos neandertais da caverna.

Com informações da Superinteressante