Notícias

Tudo que acontece no sartre está aqui.
Confira as últimas notícias.

Veja Mais
CAPA
17 de setembro de 2021

Especialistas afirmam que possibilidade de tsunami atingir Salvador é remota

Hipótese partiu de um estudo feito há 20 anos

A hipótese de um tsunami, gerado pela atividade do Vulcão Cumbe Vieja nas Ilhas Canarias, atingir o litoral de Salvador é remota, afirmam especialistas consultados pela Coordenação de Defesa Civil (Codesal). A questão foi elucidada após a repercussão da notícia veiculada na última quinta-feira (16), de que os movimentos do vulcão formariam grandes ondas que atingiram o Brasil e outros países.

O oceanógrafo José Maria Landim Domiguez, titular o departamento de Oceanografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba), disse que a possibilidade de  um fenômeno como a tsunami aconteceria no “pior dos cenários”, onde parte do arquipélago, em função da atividade vulcânica, escorregasse para o mar, gerando ondas de grandes proporções em direção para o oceano.

O especialista ainda afirma que se trata de especulação a hipótese de um tsunami acontecer em decorrência das erupções. “Não é a atividade vulcânica que gera o fenômeno, mas o deslocamento do solo”.

Entretanto, o oceanógrafo Guilherme Lessa pontuou que existe uma possibilidade da chegada de um tsunami ao Brasil, principalmente na parte setentrional do Nordeste, embora seja improvável. No caso de Salvador, seria difícil estimar a altura da onda, que pode variar de centímetros a poucos metros.

Além disso, o cientista falou que a perspectiva de um tsunami atingir a capital baiana é inspirada em um estudo feito há 20 anos, pautado em diversos fatores que podem modificar as condições das ondas e seus impactos.

Com informações do Bahia Notícias e Metro 1

Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Confira os e-mails dos responsáveis por cada setor

Confira os e-mails
dos responsáveis
por cada setor

Facebook

Facebook

Twitter

Twitter

Twitter

Instagram

Área do colaborador

Área do colaborador

Fechar
Fechar

Os novos métodos de pagamento já estão disponíveis

Temos uma novidade que você vai gostar. Depois de muito trabalho, concluímos a implantação dos novos modelos de pagamentos que você já pode usufruir a partir de agora.

A adesão aos novos métodos por Crédito Recorrente (Cartão de Crédito) e Débito Automático (Conta Corrente) já foi feita por mais de 80% das nossas famílias. Os benefícios incluem:

• 5% de desconto na mensalidade;
• Facilidade do pagamento automático

Se você ainda não aderiu, ou deseja alterar sua forma de pagamento, basta acessar nosso Portal Financeiro. O processo é simples e rápido.

EM CASO DE DÚVIDAS, NÃO HESITE EM NOS PROCURAR.

Confira o passo-a-passo

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:


O que é importante entender do novo modelo:

• A recorrência do Crédito Recorrente é debitada na data do vencimento da mensalidade, mas o pagamento é de acordo com o fechamento da fatura do Cartão de Crédito; portanto, é importante checar o limite disponível na data do débito (todo dia 5), além disso é preciso garantir a liberação do cartão, junto ao banco emissor, antes do primeiro pagamento.

• O débito automático em conta também analisa o saldo disponível no dia e precisa da autorização prévia, no banco escolhido, para a liberação dos pagamentos. Em caso de dúvida, o responsável financeiro deve entrar em contato com o seu banco.